Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
Análise do Comportamento Aplicada (ABA)
ABA é uma sigla que vem da língua inglesa que significa Applied Behavior Analysis, ou, em português, análise do comportamento aplicada, é a forma de intervenção mais bem-sucedida para crianças com algum desenvolvimento atípico. Especialmente para pessoas com atrasos do neurodesenvolvimento, como autismo, síndrome de down, déficit cognitivo, etc. Em cada caso, é necessário uma análise para que seja feito um tratamento baseado nas individualidades de cada criança. Além disso, diferentemente de outras terapias, não se tem o foco somente em determinados comportamentos e observações, mas sim em tudo capaz de ser um objeto de influência. Entre os diversos benefícios relacionados ao tratamento pela Ciência ABA, os principais estão relacionados ao autodesenvolvimento e autonomia. A comunicação é algo desenvolvido ao longo da terapia, levando a melhorias consideráveis. Por consequência, a contribuição para independência em processos comuns do dia a dia é evidente.


Terapia Cognitiva Comportamental (TCC)
Um dos principais objetivos da Terapia Cognitivo Comportamental é gerar mudanças em padrões de pensamentos automáticos e disfuncionais. É sobre entender que a forma de pensar e interpretar a realidade impacta nas emoções e estas, por sua vez, impactam os comportamentos. Ao longo das sessões, a TCC trabalha por meio do diálogo para entender as crenças nucleares (formadas a partir da história de vida e do desenvolvimento de cada um) do paciente e ressaltar seus pensamentos e comportamentos disfuncionais.
Com o tempo, as sessões auxiliam o paciente a quebrar o fluxo repetitivo de pensamentos e emoções para se ter mais autocontrole em relação às questões disfuncionais.